o Rio Capibaribe

Nome

Capibaribe, Caapiuar-y-be ou Capibara-ybe vem da língua tupi e significa “Rio das Capivaras” ou dos “porcos selvagens”.

Dados da bacia hidrográfica

A bacia hidrográfica do Capibaribe localiza-se totalmente em Pernambuco. Limita-se ao norte com a bacia hidrográfica do rio Goiana e o estado da Paraíba; ao sul com a bacia hidrográfica do rio Ipojuca; a leste com o Oceano Atlântico e com as bacias hidrográficas secundárias dos rios Beberibe, Botafogo, Pirapama, Jaboatão e Igarassu, que deságuam diretamente no mar; a oeste, ainda com a bacia hidrográfica do rio Ipojuca e também com a Paraíba.

Nasce nas vertentes da Serra do Jacarará, município de Poção, divisa com o município de Jataúba, na comunidade do Araçá, a uma altitude de 1.100 metros. Segundo levantamento do Condepe (1980), sua bacia hidrográfica compreende uma área de 7.716 quilômetros quadrados, o que eqüivale a 7,85% da área de Pernambuco. Dividido em Alto, Médio e Baixo Capibaribe, da nascente à foz, o rio corre pelo Agreste do estado e Zona da Mata, cortando também a Região Metropolitana do Recife, em aproximadamente 240 quilômetros de percurso.

Características urbanas

Possui três travessias, uma na altura do bairro de Apipucos, outra nas imediações de Skylab II – Poço da Panela, e o último na Jaqueira. Atravessa muitas pontes, como a Ponte do Limoeiro, Ponte Maurício de Nassau, Ponte Santa Isabel, Ponte 12 de Setembro (mais conhecida como Ponte Giratória), entre outras.

Em algumas pontes e outros pontos estratégicos estão fixadas esculturas de poetas e músicos pernambucanos como Capiba, João Cabral de Melo Neto, Ascenso Ferreira, Manuel Bandeira.

É interessante observar no processo de desenvolvimento urbanístico da cidade a edificação desordenada e voltada para as ruas, ignorando a beleza do Capibaribe.

Poluição: descaso com o Rio

Grande parte do lixo do Recife é jogado nos Rios pois a cidade não possui lixão. Mais de 20 canais despejam aproximadamente 80% dos efluentes de esgoto “in natura”. De acordo com um relatório da Agência Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, de 2002:

  • a qualidade das águas da bacia do rio Capibaribe apresenta-se comprometida ao longo de toda sua extensão, principalmente nos trechos da bacia localizados a jusante da Usina Petribu, na cidade de Vitória de Santo Antão e após o deságüe dos tributários Goitá e Tapacurá;
  • os níveis de Coliforme Fecal evidenciam o lançamento de esgoto de origem doméstica, principalmente a jusante da cidade de Paudalho, São Lourenço da Mata, Camaragibe e em Recife, bem como após o deságüe dos tributários Goitá e  Tapacurá;
  • nas imediações de Limoeiro o rio Capibaribe apresenta-se salobro. Após o deságüe dos rios Goitá e Tapacurá, observa-se área de transição com águas salobra e doce. Na área urbana do Recife, apresenta-se salobro devido a influência da maré, enquanto nas demais estações, as águas são doces.

Apesar de tudo o Capibaribe resiste!

Mesmo com toda a poluição, o Rio Capibaribe está vivo e é um dos principais Diplomatas Pernambucanos. Ele serve de inspiração para as diversas denominações do Recife como: Veneza Brasileira, Veneza dos Trópicos, Cidade dos Rios e Pontes, Paisagem mais bonita da minha cidade.

Trabalhando em prol da recuperação do rio através da conscientização da população e da retirada constante do lixo está o Movimento Recapibaribe, situado no único ponto turístico-ambiental: o Capibar, gerido por André e Socorro Cantanhede.

6 Respostas to “o Rio Capibaribe”

  1. Ana Says:

    O tamiza na Inglaterra foi despoluido por vontade política é só ter vontade porque dinheiro tem e acelerar o projeto para a recuperação do rio urgente o povo e o rio agradeçe

  2. Amanda Says:

    Eu acho que o rio capibaribe é poluido por 2 (dois) motivos, que a população não cuida e a prefeitura deixa pra lá. porque um dos rios mais importantes do brasil ser jogado “fora” feito o Capibaribe ta sendo assim, daqui a pouco acabam toda a água doce do brasil e como Ana disse; só basta as vontades de todos os politicos porque projeto tem (ex: refloresta água) e dinheiro ta sobrando… só falta a prefeitura tomar conciencia.

  3. sophia Says:

    muitooo bom ! \o/

  4. Sauron Says:

    vocês deveriam ter uma pagina de informação sobre o rio por exemplo:fauna,flora e outros para ajudar nas pesquisas escolares

  5. patricia f. s. bittencourt Says:

    na escola onde eu trabalho, estamos pesquisando sobre o rio capibaribe, e desse estudo iremos realizar de pequeno projeto, se vocês puderem nos ajudar em alguma coisa, eu agradeço.

  6. Alan Says:

    O Rio Capibaribe é de extrema importancia para o estado de Pernambuico e deve ser recuperado e conservado.

Deixe um comentário